Saturday, 20 September 2025
OBRAS LITERÁRIAS e Seus Autores - De ESTANTE DO JUSTO: Sobre "AS AVÓS", de Doris Lessing
Compartilhe:
AS AVÓS
DORIS LESSING (Pérsia, 1919 – Inglaterra 2013) conheceu muitos modos de vida, residindo em diferentes continentes e países. Ganhou a rara capacidade de enxergar os humanos com suas questões, sem cair em armadilhas maniqueístas. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 2007, mas dá para dizer também que o Nobel foi agraciado com Doris Lessing. Em “AS AVÓS” mostra um pouco do que nos legou com seus dons.
“AS AVÓS” é o título de uma novela que fala de aspectos muito vivos das relações entre pessoas próximas. Elegante, pela forma e pela coragem de tratar com naturalidade temas sensíveis. O foco narrativo é conduzido por duas amigas da vida inteira, juntas da infância ao princípio da velhice. Elas se amam profundamente e com tanta verdade que desconcertam muitos dos personagens com quem convivem e, possivelmente, também a leitores em prontidão para julgá-las, especialmente os que não prescindem de estereótipos balizadores para o entendimento do mundo. Elas são Roz e Lil. Cada uma tem um filho. Eles são criados quase como irmãos. A relação delas com os rapazes é um dos pontos de ousadia da autora.
Muitos consideram Doris Lessing uma feminista. Difícil dizer se esta é uma designação apropriada. Talvez seja uma etiqueta muito limitada para dizer algo sobre a autora. Ela foi muito mais. Expressou um modo de pensar original, preciso, afirmativo e bem distante das palavras de ordem mais primitivas, em torno das quais costumam se agrupar mulheres e homens lutando por equanimidade entre os gêneros. Nesta estória não é só o lugar da mulher que está em jogo, mas os tipos de vínculos que surgem em convivências íntimas, as contradições relacionadas com as prescrições normativas de conduta que contribuem para modelar grande parte das sociedades. São amplas as dimensões das concepções de amor em Lessing, algo derivado da percepção do que pode ser mais verdadeiro nas relações entre pessoas. Diz tudo com delicadeza e sem timidez. Brilha em cada linha escrita. Atual para além de tempos que podemos presumir.
Defender maior justiça nas sociedades, passando ao largo das pantomimas, implica um tipo de talento que se mostra mais raro do que seria desejável. Obriga a pensar com largueza e profundidade, a rever crenças e valores, despir fantasias (frequentemente elas caem involuntariamente) e desnudar-se, a não recusar a fragilidade e a falibilidade que a todos cabem, a não repelir o que é diverso. Vale grifar que Lessing também proclama o direito a um certo tipo de felicidade, mesmo que ela não seja imperecível. Convida, quando alguém afirma o que é e o que admite no mundo, a um tipo de modernidade inesgotável e que nunca é substituída por nenhuma pós-modernidade.
Leitura saborosa, cheia de ideias que são emitidas com a inteligência a que todos deveriam ter direito.
Configurações de privacidade
Título da Obra: AS AVÓS
Autora: DORIS LESSING
Tradutora: BETH VIANA
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
Subscribe to:
Post Comments (Atom)

No comments:
Post a Comment